Llelo

Projeto de Tipografia Digital desenvolvido na modalidade de Revival Tipográfico, a partir de decalques feitos à lápis em papel manteiga que, posteriormente, foram escaneados e vetorizados utilizando o programa FontLab Studio.
A partir de um lettering/título desenvolvido por volta da década de 20/30, compartilhado e comentado no livro A Revista no Brasil, elaborei uma família tipográfica com letras em caixa baixa & alta, acentos, números e símbolos inspirados pela referência do impresso "para todos...”.

Para começar, analisei e identifiquei quais as principais e mais marcantes características construtivas da minha inspiração: hastes paralelas, com espessura constante e terminações na diagonal. Além disso, não há olhos/brancos internos formados por "círculos"; são representados por intervalos verticais.
Assim, por grupos de similaridade, iniciei o desenvolvimento dos primeiros roughts, em papel manteiga:

Como base, utilizei as letras: p, a, r, t, o, d, s e as características observadas acima para que, assim, todos os elementos desenvolvidos mantivessem a mesma identidade visual:

Assim, apresento a fonte Llelo, que como seu próprio nome diz (em italiano), é uma fonte com muitos paralelismos entre as hastes e demais formas. Possui melhor aplicação para displays/títulos devido à inclinação constante de suas terminações e construção diferentes dos brancos internos (acaba prejudicando a rápida e fácil leitura caso aplicada em textos extensos).


