VIOLA





Estampa de textura corrida (com rapport) desenvolvida como um exercício na área de design de estamparia para superfícies.

Inspirada em uma fotografia macro, autoral, de uma cartela de remédio para gripe, desenvolvi a estampa Viola! Com o propósito de remeter ao lúdico, suas cores seguem a tendência atual de tons mais rosados/violetas e a Color of the Year 2018Ultra Violet, da Pantone. Além de padronagens mais geométricas com tons metálicos.

A partir do moodboard abaixo, iniciei o processo de edição das fotografias macro de uma cartela de remédios ajustando tanto a aparência visual (efeito de cores, saturação, contraste e brilho, etc.) como o recorte/composição ideal para o rapport.


Cartela de remédios, também conhecidas como blisters, que são feitas de alumínio e são fáceis de violar, com uma camada de PVC; o suporte plástico que reveste e acomoda os medicamentos

Iniciei com diversas opções de fotografias de cartelas de remédios caseiros que encontrei em casa. E, após alguns testes de composição, textura e “cores” optei pela cartela de Benegripe que tinha mais áreas metalizadas entre um blister com comprimido e outro.



Como destaque, há a aplicação de um filtro (hue saturation) com tom rosado violeta, que segue a tendência atual de cores e trás para a composição um ar moderno e futurista tecnológico. Assim, a padronagem com "losangos"  cria uma ilusão de que o conjunto é a pele de um peixe, com suas escamas com brilho furtacor.

Na etapa final do projeto, como um auxílio visual, desenvolvi mockups focados mais em aplicar a Viola como um papel de parede ou background:


Além disso, a partir da estampa, desenvolvi um convite para o evento de lançamento da coleção/estampa incorporando nele o máximo de elementos criados para a estampa de textura e sua identidade.